Carnaval de Salvador – Domingo light na Praça Castro Alves

Para quem conhece o Carnaval de Salvador, o termo “domingo light na Praça Castro Alves” não faz o menor sentido, pois é um local agitado, apertado, e de onde vêm trios de duas direções (Av. Sete e Pelourinho) .  Mas é também um local emblemático, onde ocorrem grandes encontros de artistas, onde os trios “dobram o Sulacap” (prédio da Sulamérica Capitalização que fica na esquina) pra poder subir a Av. Carlos Gomes, onde há uma quase que obrigatória parada técnica por ser um local de grande aglomeração de gente  – uma arena perfeita para todos os artistas em cima de um trio elétrico. Resumindo: é uma área cheia à beça!

Praça Castro Alvees

A Praça Castro Alves é do povo…


Mas qualquer pobre mortal que não queira se submeter a todo o aperto pode, sim, curtir o movimento na Praça Castro Alves – basta escolher o Camarote do Ilê como ponto de apoio, que está em excelente localização: ao lado da Praça Castro Alves, no encontro da Avenida Sete com a Av. Carlos Gomes… bem em frente ao tal Ed. Sulacap! Não há localização melhor no Circuito Avenida!

Trio da Claudia Leite ‘dobrando o Sulacap’, em bom baianês

E o esquema é mega vip. Você não tem que enfrentar um mar de gente pra chegar ao Camarote.  Basta ir de carro ou pegar um taxi até o Comércio e parar ao pé da Ladeira da Montanha.  De lá, saem vans exclusivas para os que estão com a camisa-acesso – estas vans estão ali tão e somente para subir e descer a Ladeira, te deixando ou pegando praticamente na porta do Camarote.

Com esse acesso super facilitado, é um camarote muito procurado por famílias, inclusive com crianças, para curtir o Carnaval do Centro, que começa mais cedo (e termina tão tarde quanto o da Barra!). Não é esquema pra baladeiros, não. A freqüência aqui é dominada por grupos de amigos,  casais, famílias. Não, não tem boite, e sim um grupo de samba (dos bons!) que toca sempre que há intervalo entre um trio e outro.

O esquema não é all inclusive – há bares com petiscos, bebidas, e um caixa, onde você paga o que vai consumir. Eu não estava bebendo, mas a banca de caipiroskas era muito tentadora!

E por estar em local super privilegiado, de frente pra Baía de Todos os Santos, você ainda pode curtir esse visualzão, quando estiver em algum intervalo entre trios.

Há um espaço onde você pode comprar peças produzidas pelas Oficinas artesanais do Ilê e também fazer um visual afro.

Turbante-express

E quando você acha que já é hora de ir embora, o sol já se foi, os melhores blocos já passaram… é agraciado com a banda do Ilê, que toca os sucessos do bloco – no domingo, eles tocaram por mais de uma hora.

Depois do show, saímos do camarote, entramos na van pra descer a Ladeira da Montanha e pegamos um taxi que já estava no pé da Ladeira, justamente no aguardo dos foliões desejosos de descanso.

E meus hóspedes ainda arranjaram energia pra descer pra Barra e curtir o outro circuito!

Em 2011, as camisas para o Camarote do Ilê estavam R$160,00 por dia. Entre os serviços disponíveis, além do transporte de van (gratuito) também havia massoterapia, lojinha de artesanato e visual afro, por preços bem atraentes.  De comes e bebes (pagos por consumo) – água, cerveja, refris, sucos, energéticos, roskas; churrasquinhos, crepes, abarás e acarajés.

Ano que vem, tou lá de novo!

Anúncios

Um pensamento sobre “Carnaval de Salvador – Domingo light na Praça Castro Alves

  1. Olá, meu nome é Marina Pernavia.
    Faço parte de uma equipe de assessoria voltada pra turismo.
    E gostaria de um retorno com email de vocês para trocarmos informações.
    Obrigada
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s