Arena Pernambuco – nossa experiência durante a Copa das Confederações

A Copa das Confederacoes acabou, a FIFA ja fez suas avaliacoes sobre o evento e sobre as sedes, e agora já podemos nos candidatar a comprar ingressos para os jogos da Copa do Mundo 2014. Este ano, eu e o Caetano aproveitamos as férias acompanhando alguns jogos da Copa das Confederações e turistando nas cidades-sede Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador. Estivemos em Recife para o jogo Espanha x Uruguai, primeiro do campeonato na Arena Pernambuco. Aqui, conto como foi o nosso dia e tento imaginar como seria um dia ideal para quem pensar em aproveitar o combo passeios + jogo da Copa.

Fomos pra Recife de avião e nos hospedamos em Boa Viagem, coincidentemente no mesmo hotel da Seleção Espanhola – mas, infelizmente, isso não me garantiu encontrar o Piqué no café da manhã ou no elevador 😦 . O aeroporto de Recife tem, desde sempre, um Centro de Atendimento ao Turista muito bom, com informações sobre todo o estado, agendas culturais, destinos (melhor CAT de todas as cidades visitadas). O aeroporto é pequeno, então é fácil de encontrar. Oferta abundante de orientações para o torcedor e um folder com orientações de transporte para o dia do jogo. Tudo o que precisavamos de informação já tava na mão.

Tudo, absolutamente TUDO de informação que um turista precisa em Recife

Tudo, absolutamente TUDO de informação que um turista precisa em Recife

No dia do jogo passamos a manhã no Centro Antigo de Recife. Era um domingo, dia em que a prefeitura organiza 40km de ciclovia na cidade. A população aproveita bastante esta ciclovia, deu até vontade de alugar uma bicicleta! Visitamos, na região, o Centro Cultural da Caixa, circulamos pelos quarteirões e terminamos visitando o Centro de Artesanato de Pernambuco. Se dali não fôssemos pro estádio, provavelmente eu teria comprado um bocado de peças artesanais, cada uma mais linda que a outra. 😉 A oferta de atrações ali é vasta e tudo depende do tempo que se dedica a cada uma delas. Poderíamos, ainda, conhecer a Torre Malakoff e almoçar no Boteco, restaurante no fundo do Centro de Artesanato com boa comida e serviço de buffet. Mas nossos planos eram outros – fomos encontrar nossos amigos para assistir ao jogo Italia x México na TV antes do jogo.

IMG_5627

Para assistir a este jogo sem prejudicar a logística de chegar ao estádio, fomos a uma churrascaria que fica proxima a Arena, na BR408. Pegamos o metrô (gratuito para quem tivesse o ingresso da Copa) na estação Recife, a mais próxima de onde estávamos. Descemos na estação Cosme e Damião, penultima da linha. Lá, 6h antes do jogo, a estrutura já estava montada para os torcedores. Pegamos um dos ônibus da fila e descemos no ponto único proximo à Arena.

A churrascaria ficava do outro lado do estádio, o que fez com que andássemos aproximadamente 3km por volta das 13h contornando a Arena para chegar até o local, o Bode do Mundinho. Mas não comemos bode não. Fomos de carne do sol. 🙂 O lugar estava lotado, pareceu ser bastante frequentado por quem vai ao estádio. Percebi que muita gente tinha ido de carro e estacionado no local. Pesquisando, depois, achei essa matéria bem interessante pra quem preferir ir de carro próprio.

Placa de identificação da churrascaria, o acesso ao estádio às 17h30 e nós, devidamente instalados

Placa de identificação da churrascaria, o acesso ao estádio às 17h30 e nós, devidamente instalados

Finalmente entramos no Estádio, 1h30 antes do jogo. Em seu primeiro jogo da Copa das Confederações, sem sombra de dúvida com muito a aprimorar para as partidas seguintes. Assim como havia acontecido no Mané Garrincha na partida de abertura, havia filas para comprar qualquer coisa e a bebida acabou muito rápido – meia hora depois do jogo ter começado já não havia mais cerveja disponível no estádio e muitos dos bares já não tinham nem refrigerante nem água. Compramos duas águas, que fizemos render até o fim da partida.

Fim de jogo, nos reunimos novamente com nossos amigos e fomos para o ponto de onibus, pra de lá pegar o metrô. Nós e provavelmente toda a Arena. A logistica de retorno foi terrível, e reconhecida pelas autoridades como “necessitando de melhorias”, e espero que os jogos seguintes tenham tido logística melhor. Filas e placas disciplinadoras foram desrespeitadas e cada um entrou nos ônibus como deu, e todos saíram lotados como em qualquer grande cidade bem na hora do rush. A população até que se comportou bem, imaginei que poderia ter presenciado um grande quebra-quebra. Acabou que o buzu funcionou como um funil para o acesso ao metrô. Chegando na estação, esta também cheia, mas menos tumultuada que o ponto de ônibus.

Para voltarmos sentados e não espremidos e em pé, pegamos o metrô no sentido contrário, rumo a Capibaribe. Funcionou! 🙂 Na volta, o metrô encheu na Cosme e Damião, mas não ficou lotadaço por muito tempo. Havia vários bolsões de estacionamento nas estações seguintes, principalmente na da Rodoviária. Descemos na estação do Aeroporto, de onde pegamos um taxi pro hotel. Do fim do jogo até o hotel foram 3 horas. Devíamos ter pego uma carona com a seleção da Espanha. 😉

Mudaríamos alguma coisa nesse nosso dia? Como estávamos de grupo, acho que valeria a pena ter alugado um carro pra poder estacionar nas opções que haviam na BR. Mas confiamos tanto na logística do transporte público e era o primeiro jogo, ficou o aprendizado.

Meu dia perfeito de turistagem + jogo: Recife Antigo de manhã com almoço no Boteco pra atender a variados gostos e apetites. Logística para a Arena de carro, estacionando em estacionamento particular ou fechando um esquema de van com o hotel. Após-jogo: bares da Boa Viagem, as ruas do Recife Antigo ou uma esticada à noite de Olinda.

Onde dá pra assistir outros jogos, pela TV: Há muitos bares na Boa Viagem que transmitiram os jogos, com telões e TVs de led. Nós assistimos o Brasil x Japão no Ilha dos Navegantes. Comida boa e chopp gelado. Site: http://www.ilhadosnavegantes.com.br.

Taxi Aeroporto-Boa Viagem: R$27 (especial); R$14 (comum)

Sites interessantes:

http://www.caixacultural.com.br

http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/

http://www.itaipavaarenapernambuco.com.br/

IMG_5625

Anúncios

4 pensamentos sobre “Arena Pernambuco – nossa experiência durante a Copa das Confederações

  1. Olá Adri, tudo bem?

    Meu nome é Lia, sou responsável pela criação de conteúdo da Quero Passagem, um novo portal especializado na venda online de passagens rodoviárias para vários destinos do país!

    Gostaria de saber se o seu blog possui algum email para contato?

    Aguardo a sua resposta e desde já agradeço a atenção.

    Abraços e muito sucesso com o blog!

    Lia

  2. Pingback: Brasil x México na Arena Castelão – Nossa experiência na Copa das Confederações – Área de Jogos da Adri – Viagens e a minha Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s