Turismo Esportivo – enquanto a Copa não chega… vamos checando as obras da Arena Fonte Nova

Enquanto os próximos eventos esportivos mundiais que vão movimentar o país não chegam, Salvador vai vivendo o clima de expectativa pré-Copas – e para mim nada representa mais essa contagem regressiva do que acompanhar as obras da Arena Fonte Nova, o principal estádio da cidade.

A Fonte Nova (nome de batismo 😉 : Estádio Octávio Mangabeira) nasceu em 1951 e fechou as portas em 2007, quando uma parte da arquibancada desabou, resultando na interdição do Estádio. Após um período fechada, ela foi demolida em 2010, quando começaram as obras para a Arena Fonte Nova, que devem terminar no primeiro semestre de 2013. Falta pouco!

Dá pra conhecer um pouco do projeto e acompanhar as obras no Centro de Visitantes, próximo à construção, com uma apresentação das promotoras que trabalham neste espaço e assistindo aos videos e simulações nas TVs instaladas no local. É um espaço pequeno, localizado em um prédio próximo à obra, atrás da Tribuna de Honra, mas para quem curte futebol ou essa parte da história da cidade, vale a visita.

Ao entrar no espaço,  você vê a maquete da Arena, relembra grandes momentos da Fonte Nova e conhece a sua proposta de utilização – uma arena multiuso para shows e os mais diversos eventos, além de Camarotes e restaurantes de frente para o Dique do Tororó. Como na Fonte Nova original, o formato de ferradura será preservado, garantindo uma linda vista pra quem está dentro do estádio e também para quem está de fora, podendo checar o movimento e agitação da Arena, à distância.

Janelão para as obras em Março/2012

Passando para o ambiente seguinte, há um janelão de onde dá para acompanhar o desenrolar da obra, e uma lojinha onde é possível comprar lembranças relacionadas à nova Arena.

Vista do Janelão em Setembro/2012

Em parceria com o Projeto Axé, há um trabalho de reaproveitamento do fardamento dos empregados da obra, que dão origem a sacolas e porta-trecos estilizados. Tudo muito bonito. E, no melhor estilo “lembrança do muro de Berlim”, na lojinha do Centro de Visitantes também dá pra comprar um pedacinho da antiga Fonte Nova e guardar em casa como recordação. A renda é revertida para as obras de caridade Irmã Dulce.

O site da Arena Fonte Nova (www.arenafontenova.com.br) possui muitas informações interessantes sobre a história do Estádio e o seu futuro, além de conhecer mais sobre o projeto e ter acesso à prestação de contas do Consórcio responsável pela obra. Através de uma série de fotos aéreas é possível acompanhar a obra através de fotos agrupadas de semana em semana, desde janeiro de 2011.

O Centro de Visitantes funciona de quinta a domingo, de 09h às 16h. É um bom programa para a família no fim de semana! A entrada custa R$6,00 a inteira, e R$3,00 a meia. Crianças até 12 anos e adultos acima de 60 anos não pagam.  O link para o centro de visitantes você pode acessar aqui.

No momento, de 13 estágios de construção, a obra se encontra no estágio 8, quando estão sendo instalados os pilares de sustentação do teto que garantirá a cobertura de 100% dos assentos. A estrutura é sustentável e autolimpante, com sistemas de reaproveitamento de água de chuva. O projeto da Arena Fonte Nova foi inspirado na Amsterdam Arena e na AWD Arena, em Hannover.

Vista do Estacionamento do Dique do Tororó – quase pronta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s