2011, Farol da Barra. 2012, quem saberá?…

Você curte Ano Novo? Eu curto – não é minha festa preferida, mas acho um super evento – e pra mim qualquer lugar é lugar, desde que esteja com pessoas queridas!

Gosto de pular ondinhas e jogar flores pra Iemanjá. Gosto também de fazer um arranjinho com sal grosso pra levar pro trabalho.  Gosto de ter um vasinho de Espada de São Jorge pra poder afastar o mau olhado. E usei um olho grego na noite do Réveillon, pendurado no pescoço.

Enfim, não sou de festança, mas adoro uma superstição e os rituais que a data sugere.

Fiz uma enquete com amigas viajantes e surgiram alguns rituais que precisava compartilhar:

Na Italia, come-se lentilha para trazer coisas boas. Na Sicília, os locais sobem o monte Etna (até onde der) para buscar gelo. Dizem que o melhor sorvete da região tem que ser feito com gelo do Etna, suco de fruta e mel. O nome? Granita. Se é verdade? Só indo lá pra ver… As pessoas sobem com caixas térmicas para buscar o gelo. Alguns loucos cortam pedaços e botam no teto do carro, mais como troféu para mostrar que ‘estiveram lá’.

Na Espanha, come-se uma uva pra cada uma das doze badaladas da meia-noite, em pe em cima da cadeira.

No Paraguai, há uma gincana de ano-novo:  você deixa uma mala perto da porta da rua e à meia-noite corre com a mala até a esquina e volta. Quando chegar, outro pega a mala e corre – e assim por diante, até todos terem corrido! Objetivo: viajar muito no ano seguinte.

Há lugares onde você tem que dar 12 voltas em torno da mala pra ser um ano viajandão.

Um lugar onde gostaria de passar o Ano Novo para ver as tradições, fora do Brasil, é a Escócia. Lá tem o Hogmanay,  festa em várias cidades (as maiores são em Glasgow e Edimburgo) cheia de rituais que começa dia 31 e só termina na manhã do dia seguinte (alguns dizem que vai até o dia 02). Há procissão de tochas,  shows, malabares. E muito whiskey, claro. Em cada cidade, o Hogmanay é comemorado de uma forma – em uma delas, há um Relógio Megalitico que reflete a luz da lua em determinadas posições e paredes e tal… Mas nessa não basta querer ir, tem que ser contemplado com um ingresso, já que o acesso é restrito.

Hogmanay em Edimburgo - adoraria presenciar uma festa dessas!

Nas ilhas Orkney ainda há um evento esportivo chamado “Ba”.  No site www.http://www.bagame.com tem umas imagens bem interessantes dessa loucura! Parece um rugby com centenas de jogadores. Você tem que pegar a bola e levá-la para o seu lado da cidade (acrescento um desafio: tentar chegar com todos os dentes e ossos inteiros).  O Ba acontece no Natal e no Ano Novo.

O "Ba" na Ilhs Orkney - esporte saudável é isso aí!

Na Grécia, há um bolo especial recheado com presentes (um anel, uma moeda e outros itens). Na hora de cortar o bolo, quem sair com os presentes terá sorte e prosperidade. Tem que morder os pedacinhos de bolo devagarzinho, pra não ganhar um dente quebrado na noite de Ano Novo! 😛

E há os fogos de Sidney, dizem que um dos espetáculos pirotécnicos mais bonitos do mundo na virada do ano.  Um dia estarei lá!

Baía de Sidney - o grande concorrente de Copa

Minha virada de Ano Novo foi com a família, curtindo os fogos do Farol da Barra. Adoro, acho lindo de ver.  Principalmente na companhia de pessoas queridas – entrada de ano mais-que-perfeita.

Bem-vindo 2011, repleto de esperança, realizações, projetos, felicidade!

Foto: Correio da Bahia

Praia do Farol da Barra... adivinha que horas são?

Obrigada Tapioquinhas, pela ajuda nesse post!

Links consultados sobre o assunto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-Novo
http://www.eurocheapo.com/blog/europe-wide-rituals-to-celebrate-the-new-year.html
http://mensagensepoemas.uol.com.br/ano-novo/diferentes-tradicoes-de-ano-novo-3.html
http://www.edinburghshogmanay.org/
http://www.hogmanay.net/
Anúncios

3 pensamentos sobre “2011, Farol da Barra. 2012, quem saberá?…

  1. Pingback: Tweets that mention 2011, Farol da Barra. 2012, quem saberá?… | Área de Jogos da Adri -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s