Ciao, Roma!

Ciao em italiano tanto significa tanto “oi” quanto “tchau”. Eles dizem “Ciao” pra tudo, é uma palavra coringa boa de se usar, mas que usamos meio encabuladas no início, parecendo que em vez de estarmos cumprimentando, já estamos é dispensando a pessoa com quem acabamos de começar a conversa….

E chegou a hora de dizer Ciao pra Roma!

adriforumromano

 Mas precisamos registrar nosso ‘expediente’ em Roma: ficamos no Bed and Breakfast Night and Day, um dos mais baratos que encontramos no Hostelworld, e com excelentes recomendações, principalmente quanto ao atendimento da Mônica, dona do B&B. O lugar é bem simples, é praticamente 1 apartamento grande no primeiro andar de um prédio. São 3 quartos coletivos e 1 quarto duplo. Íamos pagar 18 euros num quarto coletivo (pechincha, pra Roma…), mas eis que ela nos colocou num quarto duplo, pois o B&B não tava cheio. O quarto era 30 euros, mas ela só queria receber os 18 combinados. Acabamos arredondando pra 20 euros. O único ‘senão’ é que o banheiro é coletivo, mas como o hostel tava bem vazio, não foi problema. Se ele estivesse todo ocupado, acho que viveríamos alguns momentos de stress.

AdriForumRomando2

O café da manhã era razoável, nada demais. Café italiano (forte, bommm), torradas, geléia, suco de caixinha, croissants. O mais legal do café diário era a presença da Mônica, que pegava um mapa de Roma (ela tem um blocão A3, tipo risque-rabisque) e mostrava pra gente os lugarezinhos que a gente não podia perder: a sorveteria maravilhosa Palazzo del Freddo perto da Termini; os restaurantezinhos em Trastevere (a gente sempre chegava cedo demais e eles estavam vazios…); os pontos de metrô. E sempre falando um inglês macarrônico, uma simpatia. A expressão clássica dela era “five minutes walking”, pra falar que tudo tava perto. Só que, com o sotaque italianão, eu e a Carol entendíamos “five minutes working”. No início foi difícil captar a mensagem… 😉

KKMontePalatino

Finalizávamos o café da manhã e ela queria que levássemos o resto para um lanche de tarde. Pena que só fizemos essa marmitinha em 3 dias. Quebrou um galhão.

AdriTemploSaturno

Para passear por Roma e suas atrações, usamos o Roma Pass. São 3 dias de transporte gratuito, acesso gratuito às 2 primeiras atrações pagas e desconto nas seguintes. A maior parte de nossos passeios fizemos andando, pelo menos a ida. Assim, só utilizávamos o Roma Pass pra voltar pra casa, bem tarde, bem cansadas e já bem longe do hostel.

KKForumRomano2

Tudo dá pra fazer a pé, exceto o Vaticano, que até dá pra ir caminhando, mas aí vc vai perder o tempo que devia gastar conhecendo o museu e a Basílica…

KKForumFomano4

Com 5 dias em Roma, pudemos conhecer tudo o que desejávamos, com todo o tempo do mundo. Creio que a única atração que tivemos que visitar correndo foi a Capela Sistina, por termos nos extasiado com o resto do Museu do Vaticano e perdermos a noção da hora… 😛 Mas deu até pra voltarmos ao Vaticano num dia mais tranquilo, pra comprar mais presentinhos que tinham que ser comprados dentro da Basílica.

AdriForumRomano4

Roma é a minha cidade preferida de todas que já visitei, em minhas viagens, até agora. Já mal posso esperar pra poder de novo aproveitar as escadarias da Piazza Di Spagna, reencontrar a Fontana Di Trevi, me perder em suas ruas e poder dizer Ciao mais uma vez!

ForumVistodoColiseu

Anúncios

5 pensamentos sobre “Ciao, Roma!

  1. Oi Xará! Tudo bem?! Nos falamos hj no blog do Riq! Adorei suas fotos e textos, adorei!!!

    Vou ver se em breve faço o meu tb! hehehe Muito legal vc ter ido com a sua irmã!!!

    Roma tb é minha cidade favorita!!! Minha eterna paixão…estive lá com 15 anos de idade e retornei ano passado ao lado dos meus pais e meu maridão…estava com 25 anos!! Agora já tô com 26 e com 27, espero estar lá novamente!!!

    Adri, vc chegou a fazer algum roteiro de trem na Itália?! Tipo Roma – Firenze, Firenze – Veneza?!

    beijos

  2. Oi Adri!

    Bom, fique à vontade pra passear por aqui, rsrs. Fiz meu primeiro relato de viagem em 2006 e achei um barato compartilhar com os amigos. Faça um, a gente acaba lembrando de tanta coisa boa da viagem que ela rende ainda mais…

    Olha, não peguei trem na Itália não. Na verdade, dessa vez só fui pra Roma. Como era inverno, preferi ficar em metrópoles, para garantir que haveria coisa pra fazer caso chovesse, nevasse, sei lá. Mas pelo que sei e estou pesquisando pra próxima vez, dá pra comprar pela Trenitalia.it, sem muitos problemas.

    Procure lá no Viaje na Viagem um passo-a-passo que o Riq fez sobre trens na Itália. Além de divertido e bem escrito, como ele sempre faz, está bem esmiuçadinho, acho que dá pra comprar se vc acompanhar. Eu só vou fazer isso quando tiver faltando uns 20 dias pra viagem. Ah! Mas só dá pra fazer com 2 meses de antecedência, parece que antes as datas não ficam disponíveis…

    Se precisar de mais informação, tamos aí!

  3. Oi Adriana,
    Estou programando para Maio a minha primeira viagem para Europa. Irei sozinha e vou ficar em Albergue. Vc tem alguma dica para me dá de roteiro e lugares talvez menos indicados para ir sozinha. Vc e sua irmã passaram por algum problema relacionado a segurança?
    Toda dica pra mim será muito bem vinda.
    Obrigada!
    Bjs
    Thays

  4. Oi Thays, não tivemos problemas com relação a segurança em Roma, não.

    Mesmo nos hospedando próximas à Termini, onde tem um pessoal meio esquisitão, migrantes e tal, era só não dar confiança e ninguém nos aborrecia.

    Mas alerto que os italianos são bem cortejadores! Nada que as brasileiras não estejam acostumadas. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s