Comidinhas em extinção

Semana passada fui presenteada com uma comidinha baiana que está em extinção, o acaçá. Ele tá em extinção, segundo fui informada, porque é difícil de fazer, de conservar, estraga logo…dá um trabalhão… etc etc etc.

Ele tem um sabor parecido com o da tapioca, mas a consistência é diferente. E a forma é de um mini abarazinho, embalado nessas folhas de bananeira. É comida de orixá, origens africanas.

Acho que, se não tomarmos muito cuidado, outra comidinha que pode entrar em extinção é o pão de queijo caseiro. Porque há uns 15 anos atrás, havia duas possibilidades de comer pão de queijo, em Minas: ou comprar na padaria, já pronto, quentinho, ou ajudar a fazer a massa em casa e colocar pra assar, por aquela receita que só a sua familia tinha, e que era melhor quando a sua mãe/tia/vó fazia. Minha mãe mesmo tinha umas 3 receitas, que fazíamos com frequência, desde que tivesse um queijo digno de ser utilizado para este fim e era quase um ritual familiar – um ajudava a ralar o queijo, o outro mexia a massa (cansa…) etc etc….

Hoje não – apesar de não ter o sabor desses aí, a gente acaba comprando esses pães de queijo congelados, da Casa do Pão de Queijo ou Forno de Minas ou outro que se diz caseiro qualquer, que só enganam quem não é mineiro. Pra mim, eles parecem biscoito de ovo. Não tem queijo!!!! Impressionante!!!!

Mas há uma exceção: o Pão de QUeijo do Supermercado Verdemar, em BH. Não tem gostinho ‘roots’ de pão de queijo caseiro, mas é um congelado que vale, tem sabor, tem queijo, tem cheiro bom. Deve haver uma dessas doninha com cara de tia da gente coordenando a linha de produção, só pode….

Anúncios

Um pensamento sobre “Comidinhas em extinção

  1. mais q mandioca frita e farofa c/ ovo, o pao de queijo eh a regalia mineira de q mais sinto falta… mesmo se eu tivesse aquela receita secreta da vovo, onde iria comprar o polvilho azedo e aquele queijo mineiro curado do mercado central?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s