A novidade de Salvador – O Forte São Marcelo

Difícil numa cidade de mais de 450 anos pintar alguma novidade histórica, mas de vez em quando isso rola, aqui em Salvador. Entre as mais recentes, me lembro agora da reforma da Praça da Sé que acabou descobrindo (literalmente) as ruínas da Catedral da Sé, a igreja mais antiga de Salvador, que foi destruída no início do século XX por JJ Seabra para construção de uma mega-estação de bonde (assim me contaram…).

Vista do Forte

Maaaas, o que tem de novidade agora é o Forte São Marcelo. O Forte São Marcelo é aquela fortaleza redonda, em frente ao Mercado Modelo, que todo o mundo que vem aqui fica curioso para saber o que era, pra visitar e não podia, pois estava interditado. Não está mais. Por módicos R$10,00 você pega um catamarãzinho (tá faltando sinalização no terminal turístico, vai entrando e pedindo informação…) e atravessa um bocadim de mar até o Forte (não dá nem 3 minutos de travessia, se demorar!).

Chegando lá, você encontra uma atração histórica muito bem restaurada. O Forte está todo pintado, reformaram tudo, tem até jardins bem cuidados lá dentro. Pra gente dar ainda mais valor à reforma, você pode visitar uma exposição, que deve ser permanente, mostrando o antes e o depois. Só fiquei triste quando vi que eles derrubaram umas goiabeiras e bananeiras na área do forte, podiam ter deixado. De resto, o trabalho tá muito bom.

Forte São Marcelo

Como o espaço é patrocinado pela LG e Insinuante, tá cheio de TVs de plasma (desligadas) que prometem (não vi) apresentações de DVDs com documentários diversos. Achei desnecessário, dá pra diminuir bastante a parafernália tecnológica – e deixar ligado o que sobrar, ué. São muitas salas pra exposição e muita coisa interessante pra ver. Tem uma maquete de Salvador bem em seu principinho que é bem legal.

batizado-162.jpg

Eu, Liu e Carol aproveitamos a oportunidade para almoçar no restaurante que tem lá, o Buccaneros – http://www.buccaneros.com.br. A entrada foi maravilhosa, torradinhas com patê de manga, de ameixa e de pimentão. Para o almoço, dividimos dois pratos – um Peixe Tuareg (badejo com cuzcuz marroquino) e um Penne a Puttanesca- gostosos, mas nenhuma paixão fulminante. De sobremesa, “Delicia Negra” – um biscoito especial de chocolate com menta, castanhas, café, calda de chocolate e sorvete de creme. O serviço lá foi excelente.

Restaurate Buccaneros, Forte São Marcelo

Depois do almoço, aproveitamos para conhecer ângulos novos de Salvador e virar o forte de cabeça para baixo. 😉

batizado-121.jpg batizado-137.jpg

Forte São Marcelo

Anúncios

5 pensamentos sobre “A novidade de Salvador – O Forte São Marcelo

  1. Adorei passar a tarde com vcs! Dia excelente!
    E mais uma vez, viva a minha amada máquina fotográfica! kkk

  2. Achei mto interessante as fts e seu documentário… qeria até uma ajudinha para fazer um trab da fac..
    ops…

    qer dizer, vcS ajudaram, peguei umas ftinhas…

  3. Estarei chegando em Salvador dia 12/01/2010. Quero ir! Todas as vezes que fui nessa cidade cheia de axé, não consegui ir ao Forte. Só no Forte do Farol da Barra e Mont Serrat. Valeu pelas belas imagens e dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s